Seguidores

segunda-feira, 3 de julho de 2017

EXPERIMENTO: Como a maior parte do álcool é metabolizado no fígado?

Alguns esportes como aéreos, arco e flecha, automobilismo, lancha, motociclismo, mantém o ÁLCOOL como substância proibida.

Apenas 5 a 10% do álcool ingerido é eliminado no ar exalado, na urina e no suor.

·      De 90 a 95% é no FÍGADO que ocorre a OXIDAÇÃO DO ETANOL = metabolismo do álcool, ou seja, o fígado  produz uma enzima (ADH), que converte o álcool em uma segunda enzima muito tóxica para o organismo (acetaldeído) e  depois converte em ACETATO que vai atingir outras partes do organismo pela corrente sanguínea e vai participar de outros  ciclos metabólicos. Demora 1 hora para que o fígado faça esse processo com 15mg de etanol/100ml  de sangue = é  muito lento

         O CONSUMO FREQUENTE/DIÁRIO de álcool/bebida alcoólica destilada ou fermentada, desencadeia, portanto, no  fígado, uma AÇÃO DESEQUILIBRADA pela formação de radicais livres (fragmentos moleculares que causam  danos celulares e degeneração do fígado), responsáveis pela formação de NÓDULOS e FIBRAS que bloqueiam a  circulação sanguínea
      
         O fígado vai produzir tecido de cicatrização no lugar de células saudáveis e as saudáveis vão morrer.
 Com isso, o fígado vai deixar de produzir a BILE, que emulsifica as gorduras, não vai manter os níveis normais de açúcar no  sangue, nem produzir proteínas, não metabolizar colesterol, os medicamentos e nem mais o álcool que a pessoa continuar  ingerindo.

DOENÇAS COMUNS:
·      Cirrose, Hepatite Alcoólica: inflamações crônicas e degeneração do órgão

SINTOMAS:
·      Icterícia, acumulo de líquido na cavidade abdominal, fadiga e disfunção do cérebro devido a insuficiência hepática

EXPERIMENTO QUE MOSTRA DE QUE MANEIRA O ÁLCOOL DANIFICA O FÍGADO:

Material:
·         1 gema de ovo
·         ½ copo de álcool etílico
·         1 colher ara mexer
·         1 recipiente de 200 ml

Objetivo:
Mostrar como o uso abusivo e constante do álcool, em especial no fígado, degenera esse órgão

Estrutura do experimento:
·         
      ANALOGIA: Fígado x gema do ovo: a gema do ovo é uma célula macroscópica e rica em colesterol (as células do fígado também usam colesterol para a produção da bile, substância química com capacidades digestivas)

·       O álcool agirá diretamente sobre a gema e, ao batermos com uma colher, observamos que a gema do ovo fica endurecida e quanto mais álcool colocarmos, mais dura ela fica (simulação do processo de cirrose/hepatite alcoólica).
·        
      FOCO NA QUESTÃO: O fígado leva HORAS para realizar a eliminação do álcool. Assim, beber doses de bebidas alcoólicas em curto intervalo de tempo ou em jejum, produz aumento da alcoolemia sem que se inicie o processo de ELIMINAÇÃO.
   








Nenhum comentário:

Postar um comentário